A saúde mental diz respeito de um existir que pondera e equilibra os fatos que ocorrem durante vida, desenvolvendo as habilidades pessoais, autoconhecimento, autonomia e o lidar com os momentos e situações difíceis. E fazer psicoterapia significa que você está numa relação que favorece sua autocompreensão, a busca pelas respostas que você procura, facilita o lidar com os desafios da vida que podem ser causadores de sofrimento e dificuldades. Logo, é possível se desenvolver em:
Processo de aprofundamento e exploração dos seus sentimentos, pensamentos, emoções, comportamentos, valores, motivações, desejos, limitações e o que mais se mostrar importante para você.
Forma pela qual analisamos, escolhemos e decidimos o que queremos, baseados nos nossos próprios motivos, lidando também com as consequências dessas decisões.
Que são as interações que podemos ter com pessoas, grupos, entidades nas quais nos envolvemos a nível social, emocional, profissional ou outras formas de conexão.
É o processo de refletir, entender, processar e expressar as emoções que sentimos. Não significa reprimir ou negar os sentimentos, mas sim, reconhecer o que se sente e como lidar com esses sentimentos da melhor forma.
Diz respeito ao suporte experienciado quando se está passando por uma mudança significativa na vida, seja pessoal, profissional, emocional ou social. Ex: separação, mudança de cidade, trabalho, nascimento de um filho, luto, entre outros.
Processo de identificar, analisar e encontrar soluções para um conflito pessoal ou social. Tal processo envolve também o diálogo e o encontro de respostas que sejam válidas para as pessoas envolvidas.
São percepções de dúvidas, medos, incertezas que podem estar relacionados com si próprio, com os outros, e com o futuro gerando um sentimento de vulnerabilidade. Reconhecer esses parâmetros podem fazer com que entenda seus limites consigo mesma e também nas suas relações.
É a percepção, avaliação e valorização que a pessoa tem de si mesma. Envolve também o reconhecimento de suas falhas.
É o processo de se considerar como um todo, envolvendo as qualidades, limitações, imperfeções, falhas, sucessos, personalidade, história, identidade, contextos, ocorridos, entre outros fatores. Um olhar para si e para os fatos que considere o todo que lhe está presente.
É a forma pela qual se estabelece a interação com outras pessoas. Ou seja, como ocorre a troca, repcepção e transmissão de informação, ideias, pensamentos, sentimentos e significados.
São experiencias intensas e dolorosas que causam um impacto na vida de uma pessoa. Como exemplo as vioências, abusos, desastres, perdas, que podem afetar as emoções, pensamentos, comportamentos, causando dores e sofrimentos.
É uma emoção que pode estar presente de uma forma mais leve ou intensa, dependendo de quanto o assunto ou questão está preocupando ou deixando com medo, estresse, entre outros.
Observação
Essa é apenas uma forma de compreender e o que pode ocorrer para uma pessoa pode ou não ocorrer para outra. Fazer psicoterapia não é uma garantia de vida totalmente ok, mas sim, um processo de olhar para si e buscar suas próprias respostas e singularidades.